5 DICAS PARA MANTER UM NEGÓCIO LUCRATIVO

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Lucratividade é a busca incessante de todo empreendedor não é mesmo? Por tanto gostaria de compartilhar algumas práticas de gestão de negócios que com toda a certeza vão ajudar a empresários a sempre terem lucro em seus negócios. Segundo o dicionário a palavra lucro denota “tirar de algo ou alguém; vantagem, privilégio, proveito”, no mundo dos negócios lucratividade é o que foi ganho e ou recebido através de uma comercialização ou ato econômico, veja estamos falando do que foi ganho, ou seja, quando temos uma “sobra” para a empresa após todos os custos que se teve para produzir/vender/entregar o seu produto.

O empresário sempre pode ter sucesso em tornar seu negócio lucrativo seja ele pequeno ou grande, para tanto, sempre antes de decidir é necessário planejar o seu próximo passo. Tocar um pequeno negócio é um desafio, mas, com uma preparação correta, você pode chegar ao topo. Preparamos 5 dicas que podem te ajudar a alcançar a rentabilidade desejada, leia até o final que temos uma dica bônus que é o “calcanhar de Aquiles” das pequenas empresas.

REVISAR A SUA ESTRUTURA DE CUSTOS

Esta é uma frente de ação que pode ser tomada simultaneamente à outras, por isso vem em primeiro. Muitas vezes o mercado não permite um aumento no seu preço de venda, então a saída é cuidar do seu custo, e através dessa ferramenta que você irá analisar seu ambiente dentro da empresa, verificando os processos internos e possíveis porem prováveis desperdícios, lembre-se sempre todo processo pode ser melhorado.

Dimensionar a estrutura dos seus custos fixos de acordo com o tamanho do negócio é uma outra sugestão para que a sua empresa seja mais lucrativa. Veja bem, se os gastos estiverem elevados demais em relação a sua real capacidade financeira, você vai consumir a sua margem, isso pode ocorrer com uma folha de pagamento inchada, um aluguel desproporcional à sua estrutura, a contratação de softwares com mensalidades, entre outros. O CUSTO FIXO quebra empresas fique sempre atento!

CONFIRA AS CONTAS A RECEBER

Também é muito importante observar as contas a receber, já que o aumento de vendas tem impacto direto nesse ponto, uma empresa que demora muito para receber suas vendas é uma empresa que não cresce, pois é possível que grande parte da sua margem esteja acumulada no crédito concedido a clientes ou em valores que serão repassados futuramente. Não tenha medo ou receio de cobrar seus devedores, seja eles quem forem.

O controle do departamento financeiro é a alma do seu negócio, muitos empresários nem sempre tem a aptidão necessária para gerir esse departamento, pode-se então buscar um serviço de gestão financeira terceirizada, cuidando de todos os lançamentos e conciliações bancaria.

SAIBA FAZER A PRECIFICAÇÃO

A atribuição de um valor errado ao seu produto pode reduzir a margem de lucro da sua empresa. Por isso é tão importante conhecer os seus custos fixos. Tendo em mãos essas informações e uma análise do perfil de compra do seu consumidor é possível identificar se há espaço para garantir sua margem desejada dentro do seu preço de venda praticado ou se está na hora de conceder descontos para os clientes.

Lembre-se que não há resposta simples para problemas complicados, portanto a precificação de um produto não é algo tão simples quanto parece, existem fatores que devem ser levados em consideração, por exemplo, seus concorrentes mais próximos, o mercado on-line, o perfil dos seus clientes, seus custos fixos e variáveis.

CONTRATE E CULTIVE BONS PROFISSIONAIS

Quando um empreendedor quer garantir o sucesso do seu negócio ele precisa estar cercado sempre do que há de melhor e se você tiver seus profissionais como aliados na missão de promover a empresa, tudo será mais fácil. Não hesite em contratar profissionais qualificados ou investir na formação e qualificação daqueles que demonstram potencial. Eles vão ajudar a tornar o seu negócio lucrativo.

Trate os empregados como iguais e confie neles, sempre com sinceridade e coerência próximo e longe deles. Mostre que você aprecia os seus esforços, encorajando-os a trazer novas ideias e novos tipos de colaboração, um bom líder lidera pelo exemplo e uma boa equipe vai vender mais, atender melhor e atingir melhores resultados.

BUSQUE A DIFERENCIAÇÃO

O sucesso de uma empresa pode não estar no óbvio, olhe ao seu redor e perceba que muitas empresas se mantêm competitivas no mercado usando a criatividade, seguindo padrões ou fugindo deles. Um negócio de destaque, é na sua grande maioria diferenciado da concorrência. Você também pode começar essa diferenciação, agregando valor para o seu serviço ou produto, com isso, já pode ir pontuando o que tem de melhor com relação aos outros.

A diferenciação não é tão e somente a embalagem de um produto ou entrega de um serviço, está também intrinsicamente ligado a cultura da empresa de forma onde tudo é pensado com a intenção de trazer algo inovador. Para um pequeno negócio é prudente manter o equilíbrio entre processo de diferenciação e o formato habitual de funcionamento.

Dica Bônus

LEMBRE-SE SEMPRE QUE O DINHEIRO DA EMPRESA NÃO É SEU!

Essa dica também faz parte da gestão financeira, mas não deixa de estar ligada a rentabilidade da sua empresa, por tanto empresário, nunca deixe fora esse alerta bastante importante. É uma ação muito comum entre os donos de empreendimentos, geralmente os que estão começando e não tem muita experiência em gestão, confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro deles, afinal de contas, eles são os donos da empresa.

Muito cuidado, as coisas não funcionam bem assim, a empresa é uma Pessoa jurídica sendo uma entidade e reconhecida pelo Estado como detentora de direitos e deveres, além dos prejuízos legais, quando ocorre a confusão patrimonial, há a perda da visão clara do negócio dificultando de por em prática todas as dicas que aqui foram mencionadas.

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